Tipo de grau
Mestrados
Duração
2 anos
Opção de estudo em meio período disponível
sim
Admissões
Sujeito a requisitos de entrada
Classe de graduação
LM-9
Localização
Verona
Língua
inglês
A biotecnologia molecular e médica tem um enorme potencial para desenvolver novas soluções para melhorar a saúde humana. Através da compreensão dos mecanismos moleculares e celulares das doenças, a biotecnologia desempenha um papel essencial no desenvolvimento de medicamentos, vacinas, terapias e testes de diagnóstico.
O Mestrado em Biotecnologia Molecular e Médica visa formar pesquisadores qualificados no campo da biotecnologia molecular e celular, capazes de realizar análises, pesquisas e desenvolvimentos biomédicos usando abordagens experimentais e computacionais. Essas habilidades são desenvolvidas através do estudo da biologia celular e molecular, genômica e diagnóstico, patologia e farmacologia e biologia computacional.
O programa de pós-graduação, que inclui um curso laboratorial integrado baseado em um tema atual da pesquisa biomédica, proporciona aos alunos uma sólida formação técnica destacando o impacto da pesquisa laboratorial na saúde humana. O curso tem um currículo único, mas sua abordagem flexível permite que os alunos adaptem o programa às suas próprias necessidades e interesses.
Este programa - que é totalmente ministrado em inglês, permitindo que você obtenha um diploma que será reconhecido na Itália e no exterior - recebe estudantes internacionais, combinando conhecimentos e experiências de várias origens culturais.
Os graduados estarão preparados para ingressar no mercado de trabalho no setor público ou privado, ou podem optar por exercer sua profissão em consultoria e design. As áreas de possível emprego incluem pesquisa e desenvolvimento tecnológico para órgãos públicos ou na indústria (biotecnologia, farmacêutica, diagnóstico, etc.); atividades regulatórias; a criação e gestão de entidades de biotecnologia nos setores público e privado; exercer funções diretivas, gerenciais e consultivas nas áreas farmacológica e biomédica; comunicação técnico-científica e tratamento da informação.
Os candidatos devem ter conhecimentos básicos e compreensão de biologia, química, matemática e física. Bons conhecimentos de inglês (pelo menos nível B1 europeu) também são necessários.
Garantia da Qualidade
A qualidade de um programa de graduação é a medida em que ele atinge seus objetivos educacionais e atende aos requisitos de qualidade das atividades educacionais oferecidas, que são determinadas de acordo com as necessidades e expectativas dos alunos e representantes do mundo do trabalho.
Este programa adotou um sistema de Garantia de Qualidade de ensino alinhado com as diretrizes de garantia de qualidade da Universidade e com base nas diretrizes nacionais de garantia de qualidade e ANVUR, realizando as seguintes atividades:
consultas periódicas com representantes do mundo do trabalho para avaliar a adequação dos perfis culturais e profissionais oferecidos em seus cursos;
concepção de conteúdos educativos e planeamento de recursos;
organização de atividades educativas e serviços de ensino;
monitorar a eficácia do ensino e planejar medidas para melhorar o ensino e os serviços;
fornecimento de informações completas e atualizadas em seu site, relacionadas ao programa (funções profissionais, resultados de aprendizagem esperados, atividades de aprendizagem).
As atividades acima são programadas e inter-relacionadas, com base nos princípios do PDCA (Plan, Do, Check, Act).
Num sistema de Garantia da Qualidade, os alunos desempenham um papel fundamental: cada aluno pode desempenhar o seu papel participando nos grupos de Garantia da Qualidade do seu curso e nas Comissões Mistas Faculdade-Aluno ou, mais simplesmente, participando no Inquérito aos Estudantes sobre ensino ou questionários. É neste contexto que workshops específicos para representantes estudantis ('Laboratori di rappresentanza attiva') são disponibilizados periodicamente aos alunos pela Universidade e pelo Conselho de Garantia da Qualidade da Universidade.