Mestre em Técnicas de Relaxamento e Atenção Plena

Geral

Descrição do programa

O mestre se concentra no conhecimento especializado de relaxamento, atenção plena e fornece uma breve comparação teórica - prática mesmo com técnicas hipnóticas ericksonianas. Os alunos são orientados para um conhecimento teórico, mas sobretudo prático, que propicie o compartilhamento da experiência, mas às vezes também a condução do grupo pelos participantes individuais. Atenção especial será dada aos aspectos psicofisiológicos e neurofisiológicos que nos guiarão ao estudo do corpo-mente até o modelo PNEI.

Destinatários e palavras-chave

Este mestrado é reservado para graduados em psicologia (primeiro e / ou segundo nível), psicólogos e psicoterapeutas, graduados em medicina com formação psicológica (especializada ou especializada em psicologia clínica, psiquiatria, neurologia).

Palavras-chave: comparação teórico-experimental entre técnicas de relaxamento, Meditação (Mindfulness) e Hipnose, bases psicológicas e neurofisiológicas, modelo PNEI, epigenética, neurônios-espelho, biofeedback e neurofeedback, indicações e contra-indicações de técnicas, treinamento e subsequente capacidade de praticar técnicas em si mesmo, gerenciamento de pacientes e de classe de grupo, flexibilidade na aplicação de técnicas, planejamento e marketing de cursos.

Participar do nosso mestre significa:

  • Adquirir técnicas, ferramentas aplicadas com excelentes resultados em várias áreas da psicologia (em particular no setor clínico, esportes, trabalho) de bem-estar e prevenção e controle do estresse. Nos campos psicológico e psicoterapêutico, eles são usados por colegas de todas as orientações (por exemplo: cognitivo-comportamental, sistêmico-relacional, psicanalítica, humanística etc.) e representam uma base sólida para o desenvolvimento de uma linguagem comum.
  • Projetando no futuro profissional: integração entre o modelo psicológico, neurociência e PNEI (PsicoNeuroEndocrinoImmunologia).

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Testemunhos de alunos edições anteriores

"O relaxamento foi uma ótima ferramenta para mim. Isso me permitiu descobrir e aprender mais sobre mim, entender meus valores fundamentais, focar em meus objetivos, viver meu trabalho apaixonadamente. Ele também me permitiu caminhar pela vida com maior serenidade e auto-estima, etc. "
(Valentina Morizio)

"Honestamente, eu não recomendaria o mestre a todos, incondicionalmente. Eu definitivamente recomendo para aqueles que, neste momento, sentem que têm os recursos para se abrir para a descoberta, ou redescoberta, de aspectos de si mesmos ".
(Sara Girotti)

"Uma experiência profissionalmente estimulante, trabalho pessoal intenso e envolvente, uma jornada exigente etc."
(Agnese Olivato)

"Este curso é uma verdadeira jornada interior, para descobrir uma ferramenta que pode dar serenidade, estabilidade, fazendo você se lembrar de que seu corpo é uma máquina que funciona muito bem sem muitas alterações humorais às quais nós o sujeitamos diariamente diariamente, etc."
(David D. Swan)

"Agora que o exame terminou, quero agradecer a precisão com que o mestre foi realizado, a atenção aos aspectos fisiológicos, a competência evidente e, acima de tudo, a extrema disposição de aceitar qualquer dúvida e solicitação de apoio. Também estou feliz com a severidade do exame, muito mais útil que os testes proforma clássicos para me devolver a eficácia efetiva do meu aprendizado. De fato, grande parte da minha felicidade atual se deve ao fato de que realmente me parece saber algo sobre relaxamento e ter sido aprovado nesse tipo de exame me ajuda a acreditar um pouco mais. "
(Matteo Castilletti)

"Para dizer que as lições foram formativas, é usar um eufemismo ... como energia e positividade que você transmitiu como professores e como entusiasmo para aprofundar os tópicos abordados quando voltar para casa, etc."
(Adele Callegari)

"Os professores têm uma maneira original e aderente de ensinar às suas personalidades. Eles sabem, além do conteúdo, também transmitem paixão por esse trabalho, entusiasmo e sede de conhecimento. Uma coisa que notei foi a total ausência de "egoísmo intelectual" neles. Frequentemente e generosamente experiências clínicas são compartilhadas, etc. "
(Sabrina Menozzi)

"A possibilidade de gerenciar a classe, organizar e conduzir a lição em primeira pessoa, com feedback imediato sobre a minha maneira de relacionar e liderar o grupo, são testes ao vivo do que terei que fazer com futuros grupos de pacientes que encontrarei para enfrentar, etc. "
(Luca Mazzucchelli)

“A experiência desse mestre foi linda. Lindo porque é completo e concreto, lindo porque você nos deu idéias que me intrigaram, lindo por sua abertura, disponibilidade e flexibilidade "
(Marta del Bono)

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Principais objetivos em resumo

Nossos objetivos são promover e aumentar o bem-estar e a capacidade de praticar técnicas de mestre em nós mesmos e nos outros, e promover o crescimento pessoal e de trabalho deles e dos outros, melhorar a capacidade de lidar com experiências agudas e estressantes. essas ferramentas crônicas de aprendizado para usar com lucro no trabalho e, por último, mas não menos importante, ajudando-os a evitar o desgaste e o estresse relacionados ao trabalho.

Principais habilidades adquiridas

  1. Competência pessoal de autoconsciência, relaxar, gerenciar e prevenir o estresse.
  2. Administração e gerenciamento de técnicas em indivíduos e grupos com psicopatologias (somente para psicoterapeutas).
  3. Administração e gerenciamento de técnicas em indivíduos e grupos no campo da promoção do bem-estar, prevenção de doenças causadas pelo estresse, trabalho e setor esportivo.
  4. Projeto de curso e habilidades de marketing.

Métodos e ferramentas

O Mestre está fortemente focado na prática . Em cada lição, haverá uma breve introdução teórica ao tópico, seguida de uma extensa prática das técnicas .

Os participantes serão encorajados a praticar as técnicas em casa e escrever os protocolos, a fim de praticar e generalizar o aprendizado fora da classe.

Serão realizados dramatizações e simulações de entrevistas , a fim de verificar as experiências pessoais, tanto como condutor quanto como usuário de uma entrevista.

Antes, durante e no final do mestrado, o aluno será solicitado a realizar medições psicofisiológicas (com biofeedback) para avaliar suas habilidades básicas (e as que ele adquirirá) e a capacidade de relaxar, controlar o estresse e ser autoconsciente.dawn, tree, dusk pixel2013 / Pixabay

Programa Básico de Mestrado

A) Prática em si mesmo: como promover o bem-estar, prevenir e gerenciar o estresse com técnicas de relaxamento.

Técnica de RMP (Relaxamento Muscular Progressivo) de acordo com E. Jacobson:

  • Pratique exercícios de relaxamento muscular progressivo.
  • Informações gerais sobre a prática de relaxamento: posições, exercícios de tiro, frequência prática em casa.
  • Informações gerais sobre a prática a ser realizada em casa: tempo, roupas, ambiente, gerenciamento de problemas e dificuldades, protocolos.

Treinamento Autogênico de JH Schultz:

  • Exercícios do ciclo inferior (peso, calor, respiração, coração, plexo solar, testa fresca, rosto, olhos e ombro-pescoço, exercícios reduzidos). Exercícios proporcionais.

biofeedback:

  • Pesquisa psicofisiológica (linha de base) dos alunos. Através do bioefeedback, mediremos a competência básica inicial, que se relaciona ao relaxamento e controle do estresse do aluno, monitorando, durante e no final do mestrado, as mudanças que ocorrem ao longo do tempo com a prática do relaxamento e da atenção plena. (o último no mestre de nível avançado).
  • Principais parâmetros utilizados: eletromiografia, freqüência cardíaca, temperatura periférica, condutância da pele.

Indicações e contra-indicações de técnicas de relaxamento.

B) Como e por que as técnicas de relaxamento funcionam: neuropsicofisiologia do relaxamento.
  • Estresse e seu gerenciamento: eustress e angústia, estresse agudo e crônico.
  • Introdução à psiconeuroendocrinoimunologia (modelo PNEI).
  • Elementos de endocrinologia e imunologia envolvidos no relaxamento.
  • Sistema Nervoso Central, Periférico e Autônomo (Simpático e Parassimpático): vias motoras, sensoriais e autônomas envolvidas no relaxamento.
  • Músculos esqueléticos e seu funcionamento. Tensão e relaxamento muscular.
  • Relaxamento visceral: os músculos lisos envolvidos no relaxamento.
  • Vasos sangüíneos: como funcionam e por que estão envolvidos no relaxamento.
  • Respiração: os pulmões, a caixa torácica e os músculos associados.
  • O coração e o sistema cardiocirculatório.
  • O sistema gastrointestinal.
  • Elementos anatomofisiológicos para a compreensão dos exercícios dos olhos, da face, dos ombros-nuca.
C) Como praticar e gerenciar técnicas de relaxamento em outras pessoas: psicologia do bem-estar, gerenciamento do estresse e prevenção.
  • Guia de grupo para a prática de relaxamento. Cada lição inclui dois momentos práticos nos quais se dedicar ao relaxamento. Um desses dois será gerenciado pelos professores, enquanto o outro será gerenciado, a partir da segunda aula, pelos alunos que seguirão um após o outro para orientar o grupo durante as aulas.
  • Gestão de grupo após a execução da prática e dinâmica psicológica relacionada.
  • A arte socrática das perguntas para a gestão de grupos.
  • Apresentação de casos clínicos em que a prática de relaxamento foi utilizada.
  • Interpretação de papéis e simulações de entrevistas com estudantes na área de aconselhamento psicológico e setor de saúde social.

Programa Master de nível avançado

A) prática em si mesmo: como promover o bem-estar, prevenir e gerenciar o estresse com atenção plena.

Introdução à Atenção Plena

  • O que é Mindfulness? Como ele difere (e o que é semelhante) das técnicas de relaxamento ?
  • Notas sobre a história da atenção plena.
  • Prática meditativa através do MBSR (Redução do estresse baseado na atenção plena - método de redução baseado na conscientização).
  • Visão geral da prática de Mindfulness: posições, exercícios de tiro, frequência prática em casa, protocolos.
  • Informações gerais sobre a prática a ser realizada em casa: tempo, roupas, ambiente, gerenciamento de distúrbios e dificuldades.
  • Prática com o protocolo MBSR: Consciência e piloto automático; Vivendo na cabeça; Colete a mente dispersa; Reconhecer aversão; Aceite / deixe ir; Pensamentos não são fatos; Como posso me cuidar da melhor maneira? Cultive e aumente os novos ensinamentos.

Biofeedback e Neurofeedback

  • Pesquisa psicofisiológica (linha de base) dos alunos. Através do bioefeedback e do neurofeedback, mediremos a competência inicial básica de relaxamento, meditação e gerenciamento de estresse do aluno, monitorando durante e no final do mestre as mudanças que ocorrem ao longo do tempo com a prática da Atenção Plena.
  • Principais parâmetros utilizados: eletromiografia, freqüência cardíaca, temperatura periférica, condutância da pele, eletroencefalografia.

Indicações e contra-indicações de Mindfulness.

B) Como praticar e gerenciar a atenção plena nos outros: psicologia do bem-estar, gerenciamento e prevenção do estresse.
  • Liderança do grupo Mindfulness e dinâmica psicológica relacionada.
  • A arte socrática das perguntas para a gestão de grupos.
  • Cada lição, com exceção da primeira, envolve dois momentos em que o grupo se dedica à prática da Atenção Plena. Um desses dois momentos será gerenciado pelos professores, enquanto o outro será gerenciado, a partir da segunda aula, pelos alunos que acompanharão um após o outro durante as aulas.
  • Em todas as lições, serão realizadas simulações de entrevistas com os alunos no contexto do aconselhamento psicológico e do setor de saúde social.
C) Como e por que funcionam as técnicas de relaxamento e a atenção plena: neuropsicofisiologia, genética e epigenética.
  • Análise aprofundada do modelo PNEI: a PsicoNeuroEndocrinoImmunologia.
  • Atividade cerebral (EEG): ritmo alfa, beta e teta.
  • Neuroplasticidade e neurogênese: como o cérebro se altera.
  • A revolução epigenética: o impacto do meio ambiente no DNA.
  • Neurônios-espelho: os circuitos da empatia.
D) Comparação experimental entre técnicas de relaxamento, atenção plena e hipnose.
  • Introdução à hipnose: o que é hipnose? O que não é hipnose? Julgamentos e preconceitos sobre hipnose. Como isso difere das técnicas de relaxamento e da atenção plena?
  • Definição de transe e sugestão.
  • A fenomenologia da hipnose.
  • Dicas sobre a história da hipnose.
  • Principais aplicações da hipnose.
  • Exemplos de técnicas de indução de transe diretivo e não diretivo.
  • Experiências práticas de hipnose.
  • Introdução à nova hipnose de Erikson.
  • Transe como um fenômeno natural (transe diário comum) e não diretivo. O conceito de relacionamento e o papel do terapeuta. Cenário terapêutico: uma abordagem flexível e criativa. Um novo conceito de resistência. Leitura e narração de histórias por Milton H. Erickson. A técnica paradoxal.
E) Introdução ao marketing aplicado à psicologia: como projetar cursos e como divulgá-los.
  • Introdução ao marketing aplicado à psicologia.
  • Como estruturar um curso de forma eficaz: estruturação de objetivos, conteúdos, custos, identificando as melhores áreas de aplicação das técnicas propostas.
  • Exemplos de projetos de curso bem-sucedidos.“The present moment is filled with joy and happiness. If you are attentive, you will see it.”  ― Thich Nhat Hanh
Lesly Juarez / Unsplash

Professores e gerentes

  • Dra. Maria Cristina Foglia Manzillo: psicóloga e psicoterapeuta de orientação cognitivo-comportamental inscrita na Ordem dos Psicólogos da Lombardia, médico-cirurgião inscrita na Ordem dos Médicos e Dentistas de Como, freelancer, membro fundador, conferencista e supervisor -responsável Centro Studi Panta Rei . Ela é responsável pelo ensino do mestre em psicodiagnóstico e aconselhamento, com uma abordagem integrada organizada pelo mesmo centro e diretora desse mestre. Ele está especificamente interessado em psicofisiologia clínica, neurociência e no modelo PNEI.
  • Dr. Nunzio Nast: psicólogo e psicoterapeuta de orientação cognitivo-comportamental inscrito na Ordem dos Psicólogos da Lombardia, freelancer, membro fundador, palestrante, supervisor e co-gerente do Centro Studi Panta Rei . Ele é diretor do Mestrado em aconselhamento integrado organizado pelo mesmo Centro. Palestrante e conferencista em conferências e cursos em técnicas de relaxamento.
  • Dra. Cathia Aldeghi: psicóloga, inscrita na Ordem dos Psicólogos da Lombardia, mestre em técnicas de relaxamento e mestre em dois anos em aconselhamento clínico e comunidade cognitivo-comportamental com abordagem integrada no Centro Studi Panta Rei , freelancer. Ela é especialista em psicoterapia cognitiva no SITCC em Como. Ele lida com psicologia clínica e escolar, orientação e treinamento profissional.
  • Dr. Giuseppe Sacco: psicólogo, psicoterapeuta com orientação cognitivo-comportamental, membro da Ordem dos Psicólogos do Lácio. Especializado em Medicina Psicossomática; psicofisiologia; Técnicas de Relaxamento (Treinamento Autogênico e Jacobson) e em Biofeedback. Ele trabalhou como professor, pesquisador e clínico primeiro no Instituto de Psicologia e na Escola de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de Siena e, mais tarde, no Departamento de Ciências Neurológicas e Comportamento da mesma Universidade. Atualmente, é professor e supervisor do Centro de Pesquisa em Psicoterapia (CRP) em Roma e em várias escolas nacionais de psicoterapia reconhecidas pelo MIUR (Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa Científica). Ele é membro do Conselho da Sociedade Italiana de Medicina Psicossocial (SIMPS), colabora com a Federação de Biofeedback da Europa (BFE) e é presidente e fundador da Libra Scientific Association of Rome, Centro de Excelência reconhecido pela BFE. Ele publicou 8 livros e mais de 70 artigos na área de Psicologia e Psicoterapia em revistas nacionais e internacionais.

Assistentes de ensino

  • Dr. Federico Scimone: psicólogo, membro da Ordem dos Psicólogos da Lombardia. Mestre de dois anos em aconselhamento clínico e comunidade cognitivo-comportamental, com uma abordagem integrada no Centro Studi Panta Rei . Ele é especialista na escola neis Dicksoniana de psicoterapia hipnótica da AMISI em Milão. Ele é especializado no uso do protocolo EMDR. Ele trabalha como psicólogo clínico.
  • Dr. Giancarlo Nazzareno: Psicólogo clínico e comunitário, inscrito no Registro de Psicólogos do Piemonte, mestre em técnicas de relaxamento no Centro Studi Panta Rei . O aconselhamento psicológico voluntário é realizado de forma voluntária pelo AC OPEN SPACE de Moncalieri (TO). Promove planos de relaxamento individuais ou em grupo. Projeta e coordena laboratórios sensoriais e relaxantes dias / fins de semana em sinergia com outras disciplinas relacionadas ao bem-estar psico-físico.

supervisores

Maria Cristina Foglia Manzillo; Nunzio Nasti; Cathia Aldeghi

Duração do mestre

O mestre é dividido em um nível básico e um avançado. Cada nível consiste em:

8 aulas (64 horas) 4 horas de supervisão individual .

Total de mestrado total de 138 horas.

Horário das aulas - nível básico

Horário de (sábado): 10h00 - 13h30 / 14h30 - 18h00; 3 e 31 de outubro, 7 de novembro, 12 de dezembro de 2020 ; 9 de janeiro, 6 de fevereiro, 6 de março, 10 de abril de 2021 .

Horário das aulas - nível avançado

Horário de (sábado): 10h00 - 13h30 / 14h30 - 18h00; 8 de maio, 5 e 26 de junho, 4 de setembro, 2 de outubro, 6 e 27 de novembro, 11 de dezembro de 2021 .


Número máximo de participantes: 15

Número mínimo de participantes para a ativação do Mestre: 8

Nota: Os alunos do Mestrado serão notificados se o seu início for adiado pelo menos 2 semanas antes da data de início agendada se o número mínimo não for atingido.

Taxa de participação

Taxa de participação para cada nível

(As tarifas incluem 4 horas de supervisão individual)

  • 1.400 €: adiantamento de € 200 8 parcelas mensais de € 150
  • 1.250 € (desconto de 150 €) - pagamento antecipado de 200 € de 1.050 € na segunda lição do mestre.
Taxa de participação no curso completo

(As tarifas incluem 4 horas de supervisão individual)

  • 2.700 €: (desconto de 100 €) - adiantamento de 300 € de prestações mensais de 150 €
  • 2.400 €: (desconto de 300 €) - pagamento antecipado de € 400 no saldo de 2.000 € na segunda lição do mestre.

Nota: O mestre é isento de IVA

Procedimentos de seleção e registros

Para acessar o mestre, é necessário, após o envio de um curriculum vitae e do formulário ao Centro, realizar uma entrevista com o objetivo de analisar as expectativas, atitudes, motivações, contra-indicações psicofísicas à participação, possíveis dúvidas do participante e esclarecimentos sobre o programa do mestre.

Solicitar, sem registro, o guia de orientação gratuito ao mestre

Certificados de participação e diplomas

  • O diploma de especialização (especialista em técnicas de relaxamento e atenção plena) pode ser obtido com a emissão de uma opinião geral, passando nos exames relativos.
  • Os participantes que não comparecerem a pelo menos 80% do total de horas não poderão entrar no exame final.
Última actualização Outubro 2019

Sobre a instituição de ensino

Il Centro è nato per volontà di due psicoterapeuti (Nasti Nunzio e Foglia Manzillo Maria Cristina) cresciuti insieme durante gli anni dell'Università ed i successivi 4 anni della scuola di specializza ... Leia mais

Il Centro è nato per volontà di due psicoterapeuti (Nasti Nunzio e Foglia Manzillo Maria Cristina) cresciuti insieme durante gli anni dell'Università ed i successivi 4 anni della scuola di specializzazione e che, nel frattempo, si sono sposati. Ler Menos