Programa de Mestrado em Direção Criativa de Moda
IED – Istituto Europeo di Design Barcelona
Informação chave
Localização do campus
Barcelona, Espanha
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
9 Meses
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 15 100 *
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
18 Jan 2025
* taxa de inscrição 3.900€ + propinas 11.200€
Introdução
Agora que a marca significa muito mais do que apenas um logotipo, o papel dos diretores de criação está ganhando terreno. Esses profissionais cuidam da direção de uma marca através do universo conceitual, guiado por seus valores, mensagens e personalidade. E assim como a marca abrange tudo o que um produto não pode transmitir por si só, o conceito de "moda" abrange mais do que apenas roupas. A história, os valores e a criatividade de uma marca criam uma identidade poderosa que pode atrair emoções e criar um sentimento de pertencimento.
O Programa de Mestrado em Direção Criativa de Moda aborda o lado intangível de um produto que é crucial para o seu sucesso: o valor emocional das marcas de moda. Trata-se de explorar todas as ferramentas criativas disponíveis para produzir soluções inovadoras que definam uma marca de moda, a tornem desejável e envolvam o seu público-alvo através de diferentes canais (conceito, campanhas de comunicação, desfiles de moda, ambiente digital e eventos).
Coordenador
Isabel Martínez
Diretor Criativo com mais de 14 anos de experiência em agências criativas como a DDB Barcelona, SCPF, e JWT NY. Premiado em Cannes Lions, Clio Awards, Webby Awards, El Sol, Inspirational, D&AD, Effie Awards.
Em 2011, criou a @IsabelitaVirtual. Em 2015, Kevin Systrom, o cofundador do Instagram, revelou à I-D Magazine que Isabelita Virtual era uma das suas três principais contas de moda no Instagram. Colaborou como criadora de conteúdos com Coach, Tiffany, Hermès, & Other Stories, W Magazine, Dior, Vogue Italia, Viktor&Rolf, Kenzo, Inditex, Sony, Louis Vuitton Foundation e The Moscow Ballet. Em 2015, foi incluída na lista das 23 Mulheres Espanholas Mais Influentes em RP&Comunicação do El Mundo, juntamente com o Diretor do Facebook Espanha e o Diretor de Estratégia da Google para a Ásia-Pacífico.
Em 2018, foi nomeada Webby Award Honouree para Melhor Conteúdo Social em Arte & Cultura. (Aclamado como "a maior honra da Internet" pelo The New York Times). Atualmente, Isabel é representada como Directora Criativa Digital pela CXA, a agência de representação de artistas que representa a designer de moda Iris Van Herpen, a cineasta Gia Coppola, o fotógrafo David LaChapelle, a socialité Daphne Guinness e o ilustrador Alex Trochut, entre outros.
Galeria
Alunos ideais
- Graduados em design de moda ou designers que desejam adquirir o conhecimento necessário para criar o universo conceitual de sua marca.
- Profissionais da indústria da moda interessados em ampliar seus horizontes, adotando papéis criativos e de liderança.
- Profissionais da área de marketing, comunicação ou publicidade que desejam se especializar no mundo da moda.
- Graduados ou profissionais de áreas criativas que podem fornecer um portfólio nessa área e que estão interessados em um caminho profissional como diretores de criação.
Admissões
Currículo
O Programa de Mestrado em Direção Criativa de Moda combina uma introdução aos conhecimentos e ferramentas de criatividade, estratégia e liderança com a sua aplicação em projetos.
O curso inclui aulas teóricas, bem como estudos de caso, masterclasses e workshops. Expõe diversos temas, como o processo criativo, tendências socioculturais, branding, estratégias de comunicação, storytelling, o papel das mídias sociais, a criação de comunidades e a liderança de equipes criativas. Proporciona ainda diversas visitas a estúdios e marcas locais e internacionais para que os alunos possam conhecer as realidades mais importantes do setor. Outras visitas e atividades têm como objetivo ampliar a bagagem cultural que os diretores criativos devem ter como base para suas propostas criativas.
O Projeto Final de Mestrado (MFP) consolida e assimila todos os conhecimentos e ferramentas adquiridos ao longo do curso.
Resultado do programa
- Conceituar uma marca e os valores que a definem.
- Desenvolver um universo de marca em todos os seus aspectos comunicativos (identidade visual, identidade verbal, look & feel e conteúdo).
- Identificar e aprender sobre tendências no contexto social atual. Os movimentos estéticos, artísticos e culturais, bem como as inovações tecnológicas, podem ajudar os alunos a projetar a partir do presente e a adquirir vantagens competitivas no futuro a curto, médio e longo prazo.
- Criar uma comunidade de marcas offline e online, compreendendo a influência e o uso das mídias sociais como uma força motriz por trás do sentimento de pertencer a um grupo.
- Adquirir ferramentas criativas para confrontar um briefing desde o início até à produção final.
- Aprender a trabalhar e liderar equipes multidisciplinares.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Ao final do curso, e dependendo do perfil e experiência anterior do aluno, algumas de suas possíveis oportunidades de carreira são as seguintes:
- Editores freelancers ou internos e diretores artísticos na mídia.
- Agências de publicidade e relações públicas especializadas em marcas de moda, luxo, tecnologia e estilo de vida.
- Start-ups focadas no campo da moda.
- Departamentos de comunicação digital em empresas de moda.