Mestrado em Design para Realidade Virtual
IED – Istituto Europeo di Design Barcelona
Informação chave
Localização do campus
Barcelona, Espanha
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
9 Meses
Frequência
Tempo integral
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
18 Jan 2025
Introdução
O Mestrado em Design para Realidade Virtual está ensinando uma nova geração de designers sobre como criar experiências e soluções imersivas usando ferramentas e tecnologia de realidade virtual. Com um foco distintamente criativo e tecnológico, o curso promove novas maneiras de projetar, aprender e interagir com base em narrativas inovadoras.
Os especialistas estão prevendo que o impacto da realidade virtual em nossas vidas será comparável ao da Internet ou smartphones, oferecendo possibilidades extremamente promissoras em uma ampla gama de campos: educação, entretenimento, cidades digitais, audiovisuais, arquitetura, veículos, engenharia , Ação social…
À medida que a VR se instala, o mercado está chamando profissionais mais especializados que entendem o cenário atual e futuro, percebem o potencial da tecnologia existente e mostram uma abordagem criativa para projetar conteúdo, experiências, produtos e serviços.
Este é um mestrado pioneiro na Europa, graças ao seu conteúdo especializado. O programa é dividido em três partes: o Design Studio, que abrange o módulo de teoria, o Design Tech, para aprender a trabalhar com hardware e software específicos de realidade virtual, e o Design Lab, um laboratório imersivo para criar e desenvolver projetos e experiências em vários campos.
Objetivos
- Compreender os processos e metodologias envolvidos no projeto, desenvolvimento e produção de experiências imersivas, comunicativas, emocionais e sociais usando a realidade virtual.
- Desenvolver narrativas, ambientes e serviços usando ferramentas de design e tecnologia VR.
- Construir uma base sólida de conhecimento, metodologia e ferramentas específicas de realidade virtual para desenvolver futuros projetos profissionais.
- Ganhar independência no processo de aprendizado, de modo a comandar confortavelmente o software e o hardware do projeto de realidade virtual.
- Experimentar o leque de possibilidades que a narrativa e a imersão podem oferecer em diferentes setores.
- Construir uma estrutura de conceitos e recursos com os quais resolver problemas durante o planejamento do projeto e encontrar soluções ideais.
- Participar de equipes multidisciplinares, onde debates e colaboração são promovidos para criar projetos funcionais e eficazes.
Metodologia
O objetivo do Mestrado é fornecer aos alunos conhecimentos e recursos específicos para trabalhar no campo da realidade virtual.
O programa do curso visa:
- Prepare os alunos para liderar o processo de projetar e desenvolver ambientes de realidade virtual usando tecnologia e ferramentas de ponta que mudarão a maneira como as pessoas interagem umas com as outras e com o ambiente.
- Ensine novos métodos de design e ferramentas de realidade virtual que envolvam software e hardware específicos de VR, e prepare os alunos para atividades profissionais vinculadas ao design e ambientes imersivos e novas experiências digitais.
- Realize sessões técnicas sobre desenvolvimento de projetos e aplicações práticas, bem como sessões teóricas, nas quais um tópico-chave é escolhido para vincular o conhecimento adquirido.
- Incentive os alunos a realizar projetos reais para objetivos específicos com base em um briefing do cliente (com uma empresa ou instituição parceira).
- Apresente-os ao mundo profissional participando de eventos e conferências internacionais como o Mobile World Congress e Sónar D.
- Incentive os alunos a experimentar a narrativa e a imersão de maneiras variadas, interessantes e divertidas.
- Avalie a compreensão dos alunos em intervalos freqüentes ao longo do processo de aprendizagem.
Perfil do aluno
- Arquitetos, designers de interiores e profissionais relacionados que desejam explorar as possibilidades criativas que a realidade virtual oferece em seus diversos campos.
- Designers gráficos, designers multimídia ou interativos, animadores, artistas digitais e designers de produtos digitais.
- Pessoas com comprovada experiência acadêmica e / ou profissional na área de design, audiovisual ou tecnologia que estejam interessadas em explorar os limites criativos da tecnologia de realidade virtual.
Oportunidades de emprego
Existem muitas oportunidades nas áreas de experiência do usuário e design de interface, arquitetura de informações e gerenciamento de projetos . A demanda por especialistas em RV é alta em áreas como arquitetura e design de interiores, indústria de audiovisual e entretenimento com estúdios e agências, design e engenharia industrial, cidades digitalizadas, educação e comunicação.
Aqueles que concluírem o mestrado terão uma variedade de opções profissionais para trabalhar como:
- Contadores de histórias em VR: designers e criadores de novas narrativas futuras.
- Designers de realidade virtual e desenvolvedores de conteúdo no Unity Engine.
- Diretores e desenvolvedores de conteúdo para plataformas VR.
- Designers de UX usando realidade virtual.
- Gerentes de projeto que lidam com conteúdo e produtos XR / VR.
- Designers de exposições e organizadores de eventos com ambientes imersivos.
- Desenvolvedores e designers de simulação para estúdios de arquitetura e design.
- Criadores de VR e especialistas em estúdios de animação, pós-produção (FX) ou jogos.
- Designers de produtos XR para empresas de TIC (tecnologia da informação e comunicação), agências interativas ou aplicações comerciais.
Coordenador
Mery Glez
Desde criança, Mery visita e vive em vários países, proporcionando-lhe uma perspectiva cultural internacional.
Nos últimos 15 anos, ela esteve envolvida em projetos internacionais, trabalhando como designer audiovisual e interativo com arquitetos, designers, desenvolvedores e profissionais de comunicação e marketing, projetando e criando conteúdo audiovisual inteligente para museus, exposições, feiras, eventos , produtos e experiências usando a realidade cruzada (XR).
Ela é parceira do estúdio Out of Format , que é alimentado por uma equipe multidisciplinar internacional com sede em Barcelona e Milão. Mery produz projeções de vídeo para estruturas arquitetônicas internas e externas, bem como produções interativas, AR, VR e vídeo para eventos, festivais, moda e marcas.
Ela também participa de todas as etapas do desenvolvimento estratégico do projeto , desde o início criativo e a solução técnica ideal, até o design e desenvolvimento de conteúdo audiovisual ou a produção e configuração de sistemas AV (projetores, alto-falantes, sensores ...) e software.
Ela é o co-fundador do projeto GEOGAMING, que foi premiado pela União Europeia para o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Seu objetivo é fazer com que todos se sintam exploradores e transforme cada tópico, conceito ou local em uma aventura esperando para ser descoberta.
Mery trabalha como consultor da Comissão Européia de Educação e Indústrias Criativas . Ela se formou em Video Design pela New York SVA (Escola de Artes Visuais) e em Fabricação Digital e Eletrônica pelo MIT FabLab. Ela também é professora no Departamento de Artes Visuais do IED em Milão e Barcelona.
Galeria
Alunos ideais
- Arquitetos, designers de interiores e profissionais relacionados desejam explorar as possibilidades criativas que a realidade virtual oferece em seus diversos campos.
- Designers gráficos, designers multimídia ou interativos, animadores, artistas digitais e designers de produtos digitais.
- Pessoas com experiência acadêmica e/ou profissional comprovada na área de design, audiovisual ou tecnologia que estejam interessadas em explorar os limites criativos da tecnologia de realidade virtual.
Admissões
Currículo
O objetivo do Mestrado é dotar os alunos de conhecimentos e recursos específicos para trabalhar na área da realidade virtual.
O programa do curso visa:
- Prepare os alunos para liderar o processo de projetar e desenvolver ambientes de realidade virtual usando tecnologia e ferramentas de ponta que mudarão a maneira como as pessoas interagem umas com as outras e com o ambiente.
- Ensinar novos métodos de design e ferramentas de realidade virtual envolvendo software e hardware específicos de VR, e preparar os alunos para atividades profissionais ligadas ao design e ambientes imersivos e novas experiências digitais.
- Realize sessões técnicas sobre desenvolvimento de projetos e aplicações práticas, bem como sessões teóricas, nas quais um tópico-chave é escolhido para vincular o conhecimento adquirido.
- Incentive os alunos a realizar projetos reais para objetivos específicos com base em um briefing do cliente (com uma empresa ou instituição parceira).
- Apresente-os ao mundo profissional participando de eventos e conferências internacionais como o Mobile World Congress e o Sónar +D.
- Incentive os alunos a vivenciar a narração de histórias e a imersão de maneiras variadas, interessantes e divertidas.
- Avalie a compreensão dos alunos em intervalos frequentes ao longo do processo de aprendizagem.
Resultado do programa
- Compreender os processos e metodologias envolvidas na concepção, desenvolvimento e produção de experiências imersivas, comunicativas, emocionais e sociais utilizando a realidade virtual.
- Desenvolver narrativas, ambientes e serviços usando ferramentas de design e tecnologia VR.
- Construir uma base sólida de conhecimento, metodologia e ferramentas específicas de realidade virtual para desenvolver futuros projetos profissionais.
- Ganhar independência no processo de aprendizagem para comandar confortavelmente software e hardware de design de realidade virtual.
- Experimentar o leque de possibilidades que a narrativa e a imersão podem oferecer em diferentes setores.
- Construir uma estrutura de conceitos e recursos com os quais resolver problemas durante o planejamento do projeto e encontrar soluções ideais.
- Participar de equipes multidisciplinares, onde debates e colaboração são promovidos para criar projetos funcionais e eficazes.
Taxa de matrícula do programa
Oportunidades de carreira
Existem muitas oportunidades nas áreas de experiência do usuário e design de interface, arquitetura da informação e gerenciamento de projetos. A procura por especialistas em VR é elevada em áreas como arquitetura e design de interiores, indústria audiovisual e de entretenimento com estúdios e agências, design industrial e engenharia, cidades digitalizadas, educação e comunicação.
Quem concluir o mestrado terá diversas opções profissionais para atuar como:
- Contadores de histórias em VR: designers e criadores de novas narrativas futuras.
- Designers de realidade virtual e desenvolvedores de conteúdo no Unity Engine.
- Diretores e desenvolvedores de conteúdo para plataformas VR.
- Designers de UX usando realidade virtual.
- Gerentes de projeto que lidam com conteúdo e produtos XR / VR.
- Designers de exposições e organizadores de eventos com ambientes imersivos.
- Desenvolvedores e designers de simulação para estúdios de arquitetura e design.
- Criadores de VR e especialistas em animação, pós-produção (FX) ou estúdios de jogos.
- Designers de produtos XR para empresas de TIC (tecnologia da informação e comunicação), agências interativas ou aplicações comerciais.