O Mestrado em Turismo Cultural, único mestrado oficial em Espanha nesta área, assume este desafio no seu plano de formação com um enfoque de especialização para a gestão turística do património cultural e do produto gastronómico. É um programa de formação dirigido a estudantes, técnicos, gestores culturais e turísticos, e inclui, para além dos créditos docentes, um período de estágio obrigatório, a nível nacional ou internacional, e a realização de uma Dissertação de Mestrado.Objetivos de treinamentoO Mestre em Turismo Cultural é o único mestre oficial do Estado Espanhol nesta área. Nasceu para dar resposta à procura de estudantes e dos sectores turístico e cultural, bem como de instituições e entidades de gestão e promoção do turismo.
É um programa de treinamento destinado a estudantes, técnicos, gestores culturais e turísticos.
Este mestrado proporciona uma resposta formativa às necessidades de negócios e políticas públicas nacionais e internacionais para a criação, gestão, avaliação e cooperação de projetos de turismo cultural.Plano de estudosGestão do turismo cultural 15,00 créditosDa gestão cultural à gestão do turismo cultural (3501MO1725)
Planejamento turístico de destinos urbanos (3501MO1726)
Gestão turística de museus e coleções (3501MO1727)
Gestão turística de patrimônios e sítios do Patrimônio Mundial (3501MO1728)
Comunicação, promoção e comercialização do turismo cultural (3501MO1729)Treinamento avançado interdisciplinar 12,00 créditosGestão tecnológica de informação turística (3501MO1732)
Patrimônio e cultura culinária (3501MO2838)
Gestão do turismo gastronômico (3501MO2839)
Inovação turística (3501MO2840)
Imagem e branding nos destinos (3501MO2841)
Gestão econômica do patrimônio cultural (3501MO2842)
Bases jurídicas para a gestão do turismo cultural (3501MO2843)Agentes culturais e políticas 9,00 créditosGestão de projetos de turismo cultural (3501MO1734)
Produtos de turismo cultural (3501MO1735)
Cooperação, políticas e estratégias de Turismo Cultural (3501MO1736)Metodologias de pesquisa 6,00 créditosTécnicas qualitativas (3501MO1737)
Técnicas quantitativas (3501MO1738)
Turismo (3501MO1739)Estágios externos 6,00 créditosEstágios externos (3501MO1901)Bom trabalho de mestrado 12,00 créditosProjeto Final de Mestrado (3501MO1740)Módulo Unitwin-Unesco (opcional)
Gestão do turismo em sítios do patrimônio mundial
Este módulo é ministrado em conjunto em diferentes universidades participantes da rede UNESCO Unitwin “Cultura, turismo e desenvolvimento”, com sede na Universidade Pantheon Sorbonne em Paris.
O módulo é composto por 5 disciplinas. A disciplina que veicula o módulo é a Gestão Turística do Patrimônio e Sítios do Patrimônio Mundial. Os demais assuntos relacionados ao módulo dedicam 1 sessão ao tratamento de alguns tópicos relacionados aos Sítios do Patrimônio Mundial (WHS) e à realização de atividades e / ou estudos de caso relacionados.
O módulo é complementado por uma visita de campo obrigatória para os alunos que desejam o diploma. Além disso, você deve fazer um trabalho em um local de patrimônio mundial desenvolvido em conjunto entre os diferentes assuntos e apresentado após a conclusão da excursão.Requisitos de qualificação préviaOs registros dos alunos que possuem um diploma ou pós-graduação em Turismo, ou uma licenciatura em História de l'Art, Geografia, História, Comunicação Audiovisual, Ciências Econômicas, Ciências Políticas, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas ou Direito, ou um mestrado em Patrimônio Cultural.
No caso de outros graus, a admissão será determinada pela avaliação do histórico escolar anterior.
Requisito de idioma
É importante credenciar o nível de inglês B1 para ser admitido no mestrado.oportunidades de carreiraEm um ambiente de crise econômica como o atual, o profissional em turismo cultural oferece uma opção em instituições e equipamentos culturais para acessar novos públicos e, assim, aumentar seus recursos.
O âmbito de estudo deste mestrado e, portanto, das suas possíveis saídas, é internacional, visto que a nossa vocação é precisamente para que os alunos desenvolvam a sua actividade profissional ou de investigação em cooperação, em rede internacional ou em destinos internacionais.
Profissionais atuantes no setor do turismo cultural estão em contato permanente com a direção e coordenação do mestrado. Este contacto permanente fez com que os professores e investigadores em turismo cultural membros da Faculdade de Turismo participassem activamente em redes de turismo cultural como o Clube Cultura de Turismo de Catalunha, UNITWIN - uma rede de universidades que oferecem licenciaturas em turismo cultural, etc. .
Seguindo e desenvolvendo a metodologia do EEES, os alunos do mestrado analisam na prática os problemas e soluções levantados nas suas áreas de trabalho em turma grupal, com professores e alunos do ciclo. Portanto, a aprendizagem por decisão em grupo, em rede, e a metodologia aplicada a posteriori garantem a maturidade, a atividade tutorial e o retorno do conhecimento ao próprio mestre dos participantes.Área profissionalProfissionalizando os perfis contemplados no mestrado:Planejador e gerente de destinos culturaisGerente de destino (administrações, conselho de administração, joint ventures)
Gerente do plano de destino
Diretor de Programas de Destinos
Técnico de Planejamento de Turismo
Gerente de Produto de Turismo CulturalGerente de Produto Específico
Técnico de Desenvolvimento de Produto de Turismo
Gestor turístico-cultural
Técnico em cooperação internacional em programas de turismo culturalTécnico em cooperação em turismo cultural no campo internacional
Avaliador de projetos de cooperação em turismo cultural
Chefe de P&DConsultor / conselheiro
Analista
Pessoal acadêmico / assistente de pesquisa