Mestrado em Artes e Gestão de Design (MADEM)
Università LUM - School of Management
Informação chave
Localização do campus
Milan, Itália
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
1 ano
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 8000 / per year *
Prazo de inscrição
29 Nov 2024
Data de início mais cedo
Feb 2025
* Desconto antecipado de 15% até 31/07/2023
Introdução
A cultura e a criatividade terão um papel cada vez mais importante na economia italiana e no seu mercado de trabalho. É por isso que é necessário formar profissionais capazes de gerir e desenvolver com uma abordagem sustentável e inovadora as empresas que trabalham na indústria criativa e cultural.
Neste contexto, o Mestrado Universitário em Gestão de Artes e Design oferece um percurso de formação avançada que visa formar profissionais capazes de gerir o crescimento de empresas culturais, capazes de praticar princípios e ferramentas de design, e capazes de construir parcerias inovadoras entre o mundo da arte e design e ambientes industriais tradicionais.
O Mestrado Universitário em Gestão de Artes e Design (MADEM) é um programa nacional de formação avançada para licenciados em humanidades e gestão económica e para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar para organizações dos campos artístico, criativo e cultural (por exemplo, museus, teatros, festivais , fundações, empresas e organizações com e sem fins lucrativos, organismos públicos).
O objetivo do Mestrado Universitário é desenvolver conhecimentos e competências técnicas e especializadas, liderança e soft skills para pessoas dispostas a desempenhar funções de maior responsabilidade ou a trabalhar como consultor ou empreendedor em arte, cultura e criatividade, estando também interessadas em desenvolver colaborações e interações. entre estas áreas e as empresas tradicionais, numa lógica de valorização da inovação e de estímulo ao novo empreendedorismo.
Neste contexto, o objetivo do Mestrado é analisar e desenvolver – num diálogo multidisciplinar, especializado e integrado – modelos, técnicas, abordagens e ferramentas de gestão orientadas para o negócio, e também diretrizes para adoção; tudo isto para apoiar a inovação nas “organizações artísticas” e para criar e desenvolver colaborações de criatividade, artes e cultura com o mundo empresarial, de modo a responder às crescentes necessidades de formação e know-how que as administrações públicas, as empresas, os gestores e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nessas áreas mostram hoje.
Será dada especial atenção à melhoria da utilização do capital tangível e intelectual, à melhoria do processo de aprendizagem e ensino do conhecimento especializado e geral, à identificação e gestão de elementos úteis ao crescimento e à inovação e ao desenvolvimento pessoal e profissional. crescimento dos recursos humanos, ao marketing e orientações para o mercado, gestão de projetos e recursos económicos; será também dada importância ao papel e ao impacto da digitalização, às oportunidades de financiamento e angariação de fundos, a fim de melhorar a organização e aos impactos da organização artística a nível sociocultural, ocupacional e territorial.
Os alunos seguirão caminhos educacionais para:
- desenvolver conhecimentos técnico-especializados com uma abordagem de gestão económica na cultura e nas artes;
- criar e gerir parcerias e colaborações entre arte, cultura, design e criatividade, e negócios tradicionais e novos;
- desenvolver e utilizar métodos e técnicas para apoiar as competências de inovação das empresas e organizações;
- desenvolver orientações que apoiem profissionais e empreendedores (ou aspirantes a empreendedores) na definição e prática de estratégias e ações de gestão para a sua organização, com especial atenção à inovação e à melhoria da qualidade dos serviços;
- identificar onde agir para apoiar e incentivar a inovação em ações e comportamentos.
Data de início – 26/02/2024
Oferta antecipada: 15% de desconto na inscrição até 31 de julho de 2023.
Programa
- Introdução à Gestão de Artes e Design
- Gestão estratégica de instituições, organizações com e sem fins lucrativos nos setores artístico-criativo e cultural
- Fundamentos de metodologias quantitativas para instituições, organizações com e sem fins lucrativos nos setores artístico-criativo e cultural (contabilidade básica, gestão de custos e desempenho)
- Organização e gestão e desenvolvimento de recursos humanos
- Pesquisa de mercado, marketing e CRM
- Artes e mídia digital
- Design Thinking
- Inovação de modelo de negócios, empreendedorismo criativo e planejamento de negócios
- Financiamento e captação de recursos
- Gerenciamento de Projetos
- Direito das artes
- Comunicação nas artes
Admissões
Currículo
Estrutura do curso
A quantidade de horas é dividida do seguinte modo:
- 360 horas de palestras
- 590 horas de estudo e discussão
- 200 horas para formação, seminários, workshops, etc.
- 350 horas de trabalho do projeto
Galeria
Taxa de matrícula do programa
Resultado do programa
O Mestrado dirige-se a todos os interessados em operar, de acordo com uma perspetiva económico-gestão, no campo da arte, da cultura, da criatividade. De uma forma mais geral, dirige-se a quem está interessado em atuar numa lógica de motores e catalisadores da inovação, mesmo nas cadeias de abastecimento tradicionais, bem como a quem se pretende encarregar de papéis de responsabilidade no domínio das artes e da gestão do património cultural. Um exemplo de potencial colocação é encontrado abaixo:
•Peritos de gestão ligados a iniciativas culturais;
•especialistas na organização de eventos e exposições;
•curadores ou gestores de museus em fundações, empresas, associações e empresas culturais;
•profissionais de apoio a particulares, com fins lucrativos e/ou sem fins lucrativos empresas, administrações públicas
Oportunidades de carreira
O Mestrado dirige-se a todos os interessados em operar, de acordo com uma perspetiva económico-gestão, no campo da arte, da cultura, da criatividade. De uma forma mais geral, dirige-se a quem está interessado em atuar numa lógica de motores e catalisadores da inovação, mesmo nas cadeias de abastecimento tradicionais, bem como a quem se pretende encarregar de papéis de responsabilidade no domínio das artes e da gestão do património cultural. Um exemplo de potencial colocação é encontrado abaixo:
•Peritos de gestão ligados a iniciativas culturais;
•especialistas na organização de eventos e exposições;
•curadores ou gestores de museus em fundações, empresas, associações e empresas culturais;
•profissionais de apoio a particulares, com fins lucrativos e/ou sem fins lucrativos empresas, administrações públicas