Mestrado em Artes em Ambientes de Comunicação Digital
FHNW Academy of Art and Design, Institute Digital Communication Environments
Informação chave
Localização do campus
Basel, Suíça
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
4 semestres
Frequência
Tempo integral
Propinas
CHF 1250 / per semester *
Prazo de inscrição
15 Mar 2024
Data de início mais cedo
Sep 2024
* Mensalidade MA por semestre: CHF 700 (CH); CHF 1.000 (UE); CHF 1.250 (não UE/EFTA)
Introdução
O Instituto Ambientes de Comunicação Digital HGK Basel FHNW oferece currículos credenciados internacionalmente em bacharelado, mestrado e doutorado. nível que reflete a rica tradição da Escola de Design de Basileia em particular e do Design Gráfico Suíço em geral.
A cidade de Basileia, localizada no vale trinacional do Rio Reno, é um ambiente cultural único com fácil acesso à França e à Alemanha.
Enquanto nosso curso de bacharelado se concentra na capacidade dos alunos de conduzir um processo criativo, nossos programas de mestrado se esforçam para ampliar o vocabulário individual de design dos alunos e alcançar um nível mais elevado de reflexão através da capacidade dos alunos de incluir conhecimentos e metodologias de disciplinas científicas em o processo criativo. Oferecemos um Mestrado em Artes em Ambientes de Comunicação Digital e um Mestrado Internacional em Design , que conduzimos em colaboração com a Universidade de Illinois em Chicago.
Ambos os programas de mestrado baseiam-se na seguinte avaliação: No contexto dos canais de comunicação digital, são necessárias qualificações alargadas. Uma prática de design baseada puramente no artesanato já não satisfaz as exigências da comunicação visual na era digital, nem uma reflexão sobre mensagens visuais inteiramente derivadas da teoria ou de uma abordagem puramente técnica do design. Conectar a prática do design com disciplinas como estudos de comunicação, mídia e tecnologia gera novas qualificações na concepção e design de mensagens comunicativas.
Mestrado em Artes em Ambientes de Comunicação Digital
O programa de mestrado oferece três áreas nas quais os alunos podem melhorar as suas competências ao longo de quatro semestres: 1. Aprimorar a prática experimental e reflexiva na concepção de mensagens visuais para ambientes de comunicação analógicos e digitais. 2. Conhecer métodos de investigação desde a investigação orientada para o design e exploração experimental de novas tecnologias até à avaliação empírica. 3. Obter uma visão geral de posições relevantes na teoria visual, da mídia e da comunicação, bem como na filosofia, antropologia e psicologia, a fim de contextualizar criticamente as decisões de design, conceitos e questões de pesquisa. Com base na base prática de um programa de bacharelado orientado para o design ou de um bacharelado em estudos culturais orientado para a teoria, o objetivo principal do programa de estudos é uma fusão complementar de habilidades entre design e prática de comunicação, pesquisa e teoria.
Grupo alvo
O programa de mestrado em Ambientes de Comunicação Digital é voltado para estudantes que já possuem um diploma de bacharel em uma universidade de artes ou design (por exemplo, Comunicação Visual, Design de Comunicação, Design de Mídia, Design Gráfico, Fotografia) ou um bacharelado em uma área de estudos culturais (por exemplo, História da Arte). , Ciência da Mídia). O objetivo consiste em combinar práticas de design em ambientes de comunicação digital com abordagens e teorias de pesquisa orientadas para a prática na área de Estudos Visuais e de Mídia. É o único Master of Arts na área de design na Suíça que possui 120 créditos ECTS e, portanto, atende aos requisitos formais para um doutorado.
Informações sobre o programa de estudos
O programa de estudos baseia-se na observação de que nem uma prática de design puramente técnica ou artesanal, nem uma prática puramente teórica que interprete as mensagens em ambientes de comunicação digital são suficientes para uma atividade criteriosa no atual campo profissional da comunicação. Somente combinando a prática de design analítico, orientado para o processo e experimental com a atual tecnologia de mídia e métodos e teoria de pesquisa podem surgir qualificações relevantes. Só desta forma poderá ser feita uma contribuição para temas atuais e socialmente relevantes e um exame do design de mensagens visuais e do design experimental de canais de comunicação digital pode ser experimentado como uma ferramenta de conhecimento independente. O grupo de estudantes tem uma composição internacional. O curso é ministrado em inglês.
Estrutura do programa
Ao longo de três semestres, todos os alunos mergulham nos módulos principais: Prática de Design, Pesquisa Baseada na Prática e Reflexão Teórica. O quarto semestre é dedicado à redação da tese. Numa ampla gama de módulos eletivos (nas áreas de tecnologia, prática, pesquisa ou teoria), pode ser montado um programa de estudos customizado que pode ser fortemente orientado por uma ideia de projeto específica. Ao colaborar com alunos de diversas origens acadêmicas e culturais, os alunos alcançam uma combinação de habilidades práticas, de pesquisa e de comunicação baseadas em teoria ao longo do programa.
Módulos
Prática de design
Os alunos trabalham em questões complexas relacionadas com a concepção de ambientes de comunicação digital, desenvolvem ainda mais o seu método de concepção e melhoram as suas competências técnicas para a exploração experimental de canais digitais. Nos módulos Autoria (1º semestre), Arquivo (2º semestre) e Foco Interdisciplinar (3º semestre), você aprimorará seu conhecimento e experiência com processos de design. Você desenvolverá ainda mais suas habilidades no idioma conversando sobre processos de design em equipes de projeto com outros alunos e em apresentações.
Pesquisa orientada para a prática
Nos módulos Investigação em Design (1º semestre), Investigação sobre Tecnologias do Futuro (2º semestre) e Avaliações Empíricas (3º semestre), ficará a conhecer diferentes métodos de investigação de orientação prática que podem ser utilizados para fundamentar cientificamente decisões no domínio da comunicação. Você aprenderá como questões de Ciências Visuais e de Mídia, Estudos de Ciência e Tecnologia ou Ciências Sociais podem ser combinadas com métodos orientados para a prática. Conhecer o estado da arte de uma questão de pesquisa coloca você em posição de definir e trabalhar em sua própria abordagem de pesquisa. No módulo de pesquisa são reunidas áreas do conhecimento prático, tecnológico e teórico.
Campos teóricos do conhecimento
Nos módulos História Visual e dos Media (1.º semestre), Teorias do Digital (2.º semestre) e Teoria Crítica (3.º semestre), irá aprimorar os seus conhecimentos conceptuais e estratégicos na área da comunicação em ambientes digitais. Adquirir conhecimento sobre a teoria e a prática da comunicação visual e os desenvolvimentos tecnológicos atuais, bem como sobre áreas de conhecimento relacionadas, ajuda os alunos a formular suas próprias questões de pesquisa baseadas na prática. O exame dos campos teóricos do conhecimento é uma base para descrever o estado da arte de uma área do conhecimento e articular questões abertas.
Colaborações
O programa de mestrado baseia-se na estreita colaboração com instituições parceiras e abrange uma extensa rede. As instituições ativas no campo da investigação visual e mediática de base tecnológica são parceiras de cooperação. Projetos específicos estão sendo realizados com a Universidade de Arte e Design de Linz, a Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes: Escolas de Arquitetura, Design e Conservação, a Universidade de Illinois em Chicago, a Universidade de Cincinnati, a Escola de Design de Rhode Island, o Instituto Nacional de Design da Índia (NID), a Universidade Politécnica de Milão, a Universidade Normal Nacional de Taiwan (NTNU), a Universidade Politécnica de Hong Kong, a Universidade Hongik de Seul na Coreia do Sul, etc.
Metas e benefícios
O programa de mestrado prepara os alunos para enfrentar os desafios atuais de comunicação. A diversidade da nossa sociedade e, por extensão, a diversidade de perspectivas que ela contém devem ser enfrentadas com uma diversidade de vozes nas nossas mensagens visuais. O ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico oferece novas oportunidades, mas também exige questionamentos críticos. Através do uso experimental e do desenvolvimento de novas conquistas tecnológicas, podem ser desenvolvidos modelos que demonstrem criticamente o seu propósito definido ou o seu desvio dele. A padronização e omnipresença das ferramentas digitais e o achatamento da expressão visual que a acompanha exigem novas capacidades para superar as restrições impostas e compreender a comunicação como um fenómeno culturalmente moldado.
Perspectivas de carreira
O programa de mestrado confere a autonomia necessária para estar o mais preparado possível para os desafios futuros nas áreas de trabalho relacionadas com a comunicação, a criatividade, a mediação, o ensino e a investigação. Os graduados possuem competências especializadas avançadas para se estabelecerem em posições de liderança na indústria da comunicação (escritórios de comunicação visual, comunicação corporativa, agências de comunicação, agências de mídia, editoras, jornalismo, TV, equipes internas de comunicação, etc.). Outros licenciados estabelecem-se na investigação e no ensino ou no empreendedorismo cultural. Possuem também as competências metodológicas necessárias para refletir e desenvolver os seus próprios métodos de trabalho no contexto da mudança social e tecnológica.
Instalações
Com seus estúdios, laboratórios e Campus.Workshops centrais, o HGK oferece um ambiente ideal para reunir a curiosidade pelo artesanato e o desejo de aprender habilidades técnicas e adquirir conhecimento digital. Além do mais, todos os alunos têm acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao seu próprio local de trabalho nos estúdios espaçosos.
Duração do estudo
4 semestres/120 ECTS/60 pontos de crédito nos EUA. A dissertação de mestrado está integrada no quarto semestre.
Idioma das instruções
Inglês
Credenciada pela British Skill Funding Agency (instituição listada como PCDL).
Prazo de inscrição
O Programa de Mestrado em Ambientes de Comunicação Digital começa em setembro. O prazo de inscrição para nosso MA é 15 de março de 2024. É recomendável enviar inscrições antes desse prazo.
Resultado do programa
Objetivos para estudantes com um Bacharel em Belas Artes
- Experiência intensiva com processos e métodos de design reflexivo no contexto de projetos complexos
- Capacidades teórico-analíticas aumentadas através da aquisição de conhecimentos no domínio da teoria icónica e dos media.
- Maior aptidão para os métodos de bolsa
- Experiência de pesquisa prática e teoricamente apoiada (investigação por design) em pesquisa icônica e de design
- Maior facilidade para a discussão de imagens