Mestrado em Administração
Universidad Autonoma de Aguascalientes
Informação chave
Localização do campus
Aguascalientes, México
Línguas
Espanhol
Formato de estudo
No campus
Duração
4 - 5 semestres
Frequência
Tempo integral
Propinas
Contactar Escola
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Jul 2023
bolsas de estudo
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Introdução
O programa oferece três áreas de especialização: Gestão Organizacional, Finanças e Marketing, tem a duração de 2 anos e 2,5 anos incluindo a obtenção do grau.
A concepção do programa oferece uma estrutura curricular flexível, que permite ao aluno cursar disciplinas eletivas dentro ou fora da instituição, selecionando uma área de interesse das 3 oferecidas pelo programa, promovendo preferencialmente estadias em empresas. O aluno terá um tutor, que organizará, planejará, executará e supervisionará o desenvolvimento da formação acadêmica do aluno e a direção do trabalho de graduação, de forma a garantir o objetivo e o perfil do graduado proposto no plano de estudos .
O Mestrado foca-se na resolução de necessidades nas seguintes linhas de geração e aplicação de conhecimento:
- Estratégias de desenvolvimento local e sustentabilidade.
- Comportamento e Cultura Organizacional.
- Estratégias de negócios.
Este programa é uma excelente opção para os profissionais aprimorarem sua prática profissional.
Objetivo geral
O objetivo geral do Mestrado em Administração é “formar profissionais de alto nível acadêmico capazes de aplicar soluções inovadoras no campo da administração, por meio da direção e gestão em organizações públicas ou privadas, para alcançar crescimento, rentabilidade e sustentabilidade”. conhecimentos e aplicações financeiras e de marketing através de um programa flexível, que lhes permite tomar as decisões certas, num ambiente com elevado grau de incerteza e num ambiente global dinâmico e em mudança”.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos que se perseguem no Mestrado em Administração, e que derivam do objetivo geral, são os seguintes:
- Adquirir conhecimentos e competências na área da gestão empresarial, que permitam aos alunos utilizar ferramentas administrativas em diversas áreas funcionais, através de uma gestão eficiente e eficaz da organização, bem como conceber novos projetos de empreendedorismo das empresas e alcançar a sua sustentabilidade.
- Adquirir os conhecimentos e competências na área das finanças que permitam aos alunos melhorar as suas competências financeiras para interagir com as restantes áreas funcionais das empresas, formular previsões e tomar as decisões adequadas, com o objetivo de que a empresa tenha os recursos económicos suficientes e oportunos recursos, e permitir a rentabilidade e crescimento dos mesmos.
- Adquirir conhecimentos e competências na área do marketing que permitam aos alunos a implementação de sistemas de informação de mercado, a assimilação de informação e resposta adequada à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, bem como a conceção e implementação de planos de marketing para que as empresas e organizações possam atingir seus objetivos, por meio de uma combinação ótima dos elementos do mix de marketing.
perfil de pós-graduação
O perfil que se busca nos egressos do Mestrado em Administração é que durante seus processos formativos, os alunos tenham adquirido conhecimentos, habilidades e atitudes da área econômico-administrativa com ênfase em Gestão, marketing e finanças, buscando a aplicação de dito conhecimento em sua área profissional, além de assumir sempre uma elevada responsabilidade profissional perante a sociedade a que serve e pertence, o que lhe permitirá construir relações estreitas com outros profissionais que permitam a troca de ideias com os outros, respeitando as diferenças em todos tempos existentes e aderentes ao modelo educacional institucional. Portanto, os pós-graduandos devem apresentar o perfil geral da graduação que é apresentado a seguir:
Conhecimento
- Técnicas de obtenção de informação e proposição de soluções para os problemas da Administração.
- De metodologias de intervenção na organização para as diversas estratégias de marketing, financeiras e de gestão.
- O ambiente que afeta a organização.
- De modelos de negócios e empreendedorismo.
- Da organização como sistema econômico e social em constante atualização.
- Do processo administrativo e áreas funcionais.
- Cultura organizacional e sustentabilidade das organizações.
- Ampla em negócios, finanças operacionais e corporativas, bem como finanças de ações.
- Nos conceitos atuais dos problemas derivados do risco e retorno dos investimentos nacionais e internacionais.
- A partir de uma visão claramente prospectiva para desenvolver cenários econômicos financeiros.
- Dos processos de tomada de decisão do consumidor.
- Dos processos de segmentação e posicionamento de mercado.
- Da metodologia de aplicação da pesquisa de mercado e desenvolvimento e gestão de novos produtos e serviços. ƒ Dos processos e estratégias do mix de marketing.
Habilidades
- Analisar e avaliar as informações e propor estratégias para melhorar o nível de competitividade da organização.
- Na solução de problemas de sua competência dentro das organizações sociais, propondo e avaliando soluções alternativas através de um tratamento analítico e sistemático da informação, segundo a metodologia das ciências administrativas.
- Analisar e avaliar a informação contabilística, financeira e económica.
- Aplicar os critérios adequados à análise, valorização e avaliação de instrumentos do mercado monetário, derivados financeiros, projetos de investimento e colocações de empresas privadas, nos mercados nacional e estrangeiro.
- Realizar o planeamento estratégico e operacional do mercado, desenvolvendo planos de marketing que respondam às necessidades e problemas específicos das empresas, em contexto nacional e internacional.
- Implementar estratégias e ações de marketing, utilizando de forma eficiente os recursos da empresa e aumentando suas vantagens competitivas.
Atitudes
- Dada a responsabilidade social da organização.
- Sobre o comportamento ético nos negócios.
- Sobre a sustentabilidade da empresa e do meio ambiente.
- Propostas perante as mudanças e inovações das organizações.
- Na vontade de trabalhar em equipa.
- No uso adequado da informação.
- Na honestidade na formulação de propostas, objetivos e abrangência dos planos estratégicos da organização.
- Na responsabilidade de assumir os efeitos e consequências das decisões econômicas, legais, sociais e filantrópicas das organizações justas no equilíbrio dos interesses da empresa e do consumidor.
- Respeitar as diferenças individuais, evitando cair em práticas discriminatórias
Requisitos para obter o diploma
Aprovar todas as disciplinas do programa, incluindo os Seminários de Casos Práticos I e II, apresentar o exame de licenciatura nos horários estabelecidos pelo Regulamento e cumprir o disposto no Regulamento Geral de Ensino da UAA quanto à obtenção do grau.
O caso prático deverá ser dirigido a uma empresa autorizada pelo Conselho Académico, para obtenção do grau deverá estar disponível a carta de satisfação. A proposta do trabalho prático estará sempre enquadrada nas linhas de geração e aplicação dos conhecimentos do programa, não sendo permitidos trabalhos que não estejam enquadrados nas mesmas.
Para todos os alunos, devem ser contempladas as estadas profissionais indicadas no plano de estudos, as quais devem ser coerentes com o trabalho prático e com as linhas de geração e aplicação de conhecimentos do programa.
O aluno subsidiado deverá cumprir os indicadores de qualidade indicados a nível nacional.