Mestrado em Design de Produtos e Serviços
Sapienza University of Rome
Informação chave
Localização do campus
Rome, Itália
Línguas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
2 anos
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 1500 / per year *
Prazo de inscrição
29 Jul 2024
Data de início mais cedo
Oct 2024
* as propinas para os nossos programas de licenciatura e mestrado são de 300-1500 euros/ano
Introdução
O Mestrado em Design de Produtos e Serviços destina-se a estudantes que pretendam aprofundar as suas competências de design explorando novas tecnologias, contextos culturais e questões sociais.
Conceberão de forma abrangente, pensarão de forma criativa e reflectirão de forma crítica.
O programa de mestrado está organizado em 4 semestres em 2 anos.
Durante o primeiro ano, os alunos adquirem competências inovadoras em Estética e Comunicação Social, Questões de Design, Tecnologias Inteligentes & Design Aberto, Representação Digital & IA, Mecânica e Novos Materiais, Factores Humanos e Gestão Estratégica; bem como exploram e praticam as mais recentes metodologias de Design Thinking e o tema do
No segundo ano, compreenderão e desenvolverão processos de produção e consumo sustentáveis, inteligentes e inovadores em quatro domínios de aplicação diferentes:
- Design para Interação, explorando e aplicando tecnologias inteligentes com uma abordagem crítica e futurista
- Design para Serviços e Inovação Social, com uma abordagem centrada no ser humano e na experiência do utilizador; Design para Materiais, com especial atenção à biomimese e à sustentabilidade; Design para Novos Ofícios e Indústrias, considerando a inovação de novas tipologias e novas estéticas.
No segundo ano, o último semestre é dedicado ao trabalho final, que é uma atividade baseada na investigação destinada a desenvolver um protótipo funcional de um produto ou serviço inovador, em colaboração com departamentos de empresas internacionais de I&D ou laboratórios ou centros de investigação universitários.
Os nossos licenciados podem utilizar as suas competências como estratega de design ao nível da gestão de empresas ou de novas empresas, ou como investigador de design em centros de investigação, ou continuar com êxito a sua formação no curso de doutoramento.
Admissões
Currículo
Primeiro ano
Primeiro semestre
- Laboratório de estética
- Laboratório de modelagem e representação virtual
- Laboratório de objetos inteligentes
- Laboratório de Mecânica
Segundo semestre
- Disciplina facultativa
- Problemas de design
- Estúdio de design avançado
Segundo ano
Segundo semestre
- Trabalho de aprendizagem adicional e treinamento
- Trabalho de tese
Resultado do programa
Os principais objetivos didáticos são:
- conhecimento e compreensão da cultura material do Design em relação às repercussões socioculturais e económicas;
- Controlo dos aspetos técnico-produtivos, técnico-funcionais e formais dos artefactos (tangíveis ou intangíveis) mas também de todos os processos que acompanham o percurso conceção-produção-consumo informado e guiado por estratégias de sustentabilidade económica, social e ambiental;
- desenvolvimento de competências de Design Thinking que, apreendendo as potencialidades e os recursos de um sistema local, o conectem com a capacidade crítica à dimensão global, desenvolvendo produtos e/ou serviços que, partindo da compreensão das relações culturais, sociais e entre recursos e atividade, seja capaz de produzir Inovações orientadas pelo Design que condicionam a cultura material e imaterial das sociedades contemporâneas.